top of page

sobre


“para que o sonho dessa gente não seja mais afluente do medo em que desaguou”
Jorge Portugal e Roberto Mendes – “Filosofia Pura”, uma canção de Maria Bethânia

“Fugir do medo” é uma Associação Cultural que congrega pessoas de várias áreas com o fito de fugir e fazer fugir do medo. Definimo-nos pela negação ao medo e à confusão e seguimos para um espaço onde o ser humano possa existir e realizar-se inteiramente. Espaço intangível, fim de uma viagem com várias estações. Nessas estações criamos e promovemos peças de teatro, concertos, textos, estórias, obras musicais, curtas-metragens, animações, exposições, arquitecturas efémeras, intervenções no espaço público, instalações, oficinas de formação, laboratórios de criação e tertúlias.

 

LINHAS DE AÇÃO

- Criação artística

A Associação Cultural Fugir do Medo inclui e promove o trabalho de profissionais que têm vindo a desenvolver as suas criações artísticas nas áreas do teatro, música, literatura, audiovisual e artes plásticas: Joaquim Pavão (música e audiovisual), Isabel Fernandes Pinto (teatro e literatura), Sofia Lemos (teatro), Gil Moreira (arquitectura), Maria Mata (teatro), Tucha Martins (estilismo e figurinos), Andrea Gabilondo (dança), Ícaro (artes plásticas), Suzana Nobre (design).

- Educação pela arte

O Faunas – Teatro portátil  integra a Associação Cultural Fugir do Medo, tendo vindo a desenvolver um trabalho junto das comunidades escolares, dos alunos e dos docentes. Pretendemos sedimentar essa experiência e alarga-la no âmbito do debate acerca do que pode significar “educação pela arte”, realizando encontros que juntem professores e criativos e promovendo projectos pioneiros neste âmbito.

- Arte ao serviço da cidadania

Reunindo profissionais com diferentes experiências no trabalho com distintos públicos – necessidades especiais, seniores, contextos socioeconómicos debilitados –promovemos acções de proximidade com as comunidades que permitam abrir espaços de cultura e integração social através da prática artística. O Laboratório de Teatro Com a Comunidade, em colaboração com o LabCult é disso exemplo.

- Debate humanista

A Associação Cultural Fugir do Medo promove os “Abrigos de cena”, que pretendem ser fóruns de discussão de ideias, envolvendo membros da associação e convidados, tendo já recebido presenças internacionais, como a docente da Universidade de São Paulo, Patrícia Noronha.


 

bottom of page